Ana Lise Sobre WEB Radio
Introdução
Com o surgimento da digitalização, uma das mudanças aderidas no quesito comunicação é a Web Radio. As Web Radios são transmissões de áudio através da internet. Algumas rádios analógicas têm seus conteúdos repassados integralmente para a internet, outras repassam parte de sua programação e criam novos programas feitos especialmente para este tipo de transmissão. Existem também algumas rádios que transmitem somente via internet.
O objetivo dessa pesquisa é analisar os conceitos de Web Rádio, o tipo de tecnologias utilizadas na transmissão via Web, suas principais características, as diferenças e semelhanças com rádios analógicas e o provável futuro desse meio no país. Para isso, a estrutura utilizada constituirá em cinco capítulos.
O primeiro visa introduzir o leitor no mundo do rádio em seus primórdios. Desde sua vinda para o Brasil em 1923 á 1940, data de sua estruturação.
O segundo capítulo consiste na breve introdução e apresentação da rádio digital e suas vantagens para o ouvinte moderno.
O terceiro capítulo propõe a análise de Web Radios, exemplos, seus conteúdos, suas características, suas diferenças e semelhanças com as rádios analógicas. E, por fim, a comparação entre algumas Web Radios.
O último capítulo apresenta a conclusão do grupo para as questões sobre Web Radio.
Capítulo 1
Os primórdios do rádio no Brasil
A rádio começou no país como empreendimento da sociedade civil organizada. A primeira transmissão radiofônica no Brasil ocorreu a sete de setembro de 1922, na comemoração do centenário da Independência do Brasil.
A transmissão foi para pessoas de Niterói, Petrópolis e São Paulo, pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. O discurso de abertura foi feito pelo então presidente Epitácio Pessoa, na abertura da Exposição do Centenário, no Rio de Janeiro. Na mesma noite, a Exposição apresentou a peça O Guarani, de Carlos Gomes, no Teatro Municipal.
A rádio foi fundada por Edgard Roquette Pinto, mas sua