Weber
* Objetivo: Compreender a sociedade moderna ocidental a partir do comportamento das pessoas (a orientação da ação social); intepretar a ação social para explicar causalmente seu desenvolvimento e efeitos.
* Racionalização dos comportamentos: as conquistas do âmbito científico no cotidiano das pessoas. Desenvolvimento das instituições sociais, econômicas e culturais, nas sociedades ocidentais modernas > desencadeado por um processo geral de racionalização > núcleo organizativo do Estado Moderno caracteriza-se, por meio da introdução de um central e contínuo sistema tributário, um central comando militar, pelo monopólio do uso da violência e por uma administração burocrática
Civilização ocidental tem como tendência a racionalização > conduzida pela crença no progresso por intermédio da razão.
Weber > metodologia válida para a sociologia > implica a interpretação das atividades sociais segundo seu significado subjetivo tanto para os "agentes" quanto para o pesquisador.
O método compreensivo > entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações > ação carregada de sentido. O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais > essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.
* SOCIOLOGIA COMPREENSIVA: não é preciso criar grandes cadeias teóricas, mas ter uma ideia intuitiva, aproximada, do fenômeno. Ciências sociais > imediato (pela compreensão, pois conhecemos o social pela experiência). Em primeiro lugar existiram as observações empíricas, e, em seguida, formulou-se a interpretação”.
* CAUSALIDADE: Os fatos histórico-sociais não são pré-determinados; põe o futuro nas mãos dos próprios indivíduos. Nem sempre as mesmas causas causam os mesmos efeitos. Crítica ao marxismo vulgar, o qual entende que a história é determinada pelos aspectos econômicos. Multicausalidade: não há hierarquia ou dependência na causalidade.