Weber
1) Que elementos caracterizam as atividades dos egípcios?
Práticas e princípios (autoridade, responsabilidade, descrição de tarefas) Controle de operações em grande escala Os administradores egípcios reconheceram o valor do planejamento e uso de conselheiros. Importância da especialização na organização total. Nenhum comerciante podia se dedicar a um ramo de comércio que não tivesse sido transmitido por seus pais. Liderança: “ se és um líder comandando os negócios da multidão, busca para ti próprio os efeitos benéficos, até que o empreendimento fique livre de erros. A malfeitoria nunca levou um empreendimento a bom porto”.
Planejamento e conselheiros: Declara o teu negócio sem encobrimento, nem disfarces. Deve-se dizer francamente o que se sabe e o que se não sabe. O chefe deve ter em mente os dias que estão por vir. Grande é aquele que os conselheiros são grandes.
2) Quais as colaborações militares mais importantes para as teorias administrativas desenvolvidas? A necessidade de especialidade na atribuição de trabalhos assim como de clareza nas instruções. Além disso, reconhecer os valores das boas relações humanas com todo o pessoal, a necessidade da ordem colocação das uniformidades de ações, movimentos, de layout e manipulação de materiais, princípios da divisão do trabalho, unidade de direção, de comando e de ordem, um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Reconhecimento de necessidade de trabalho em equipe, coordenação e unidade de propósito em sua organização, dando grande ênfase a esses princípios.
3) Em que aspectos a revolução industrial provocou o ambiente propício para o surgimento da moderna Administração?
A substituição do ferro pelo aço. Substituição do vapor pela eletricidade Desenvolvimento da maquinaria automática e um alto grau de especialização do trabalho. O crescimento do domínio da industria pela ciência