Weber
Tamilis S. Nascimento
2ºTI-Matutino
1. Ação social:
Para Weber ação social é toda ação orientada a outro, ou seja, uma ação que depende da ação de outros, sendo assim a ação social depende da reação e da expectativa de outro. Essa outra parte pode de grupos próximos ou distantes. Sua ideia central é a existência de um sentido. Baseado nesse sentido a ação social é dividida em 4 tipos:
I. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é feito com um objetivo especifico, ou seja, com uma finalidade que deve ser alcançada por meio desta ação. Ela é extremamente racional, escolhendo-se a melhor forma de se obter o desejado..
II. Ação social racional com relação a valores, na qual a ação não tem como objetivo, mas a convicção religiosa ou ideológica que a dirige. Nela o importante não é o fim, mas a ação em si.
III. Ação social afetiva, em que a ação é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja e medo. Não a uma utilização da razão, a pessoa realiza a ação de imediato sem medir suas consequências, apenas pelo calor do momento.
IV. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. Ela é feia sem uma explicação do seu motivo, apenas seguindo um hábito enraizado que se mantém no decorrer do tempo. 2. Relação social:
A relação social organiza comportamentos regulares, materializando-as em instituições sociais. Essas relações são fundamentais para a vida me sociedade, servindo como incentivo ao homem para evoluir. Esses grupos sociais se formam a partir de semelhanças entre os indivíduos. A família é uma relação social baseada em laços sanguíneos, as diversas religiões formam grupos unidos por uma fé em comum, o próprio país é uma instituição organizada por indivíduos que ocupam uma mesma faixa de terra com uma linguagem e um sistema políticos comum.
3. Estratificação social:
A estratificação social é uma forma como as pessoas são subdivididas em grupos de acordo com