weber
1 Para Weber o avança da racionalidade resultará na decadência da cultura clássica. Explique essa afirmação de acordo com o conceito de racionalidade e de desencantamento do mundo.
O mundo antigo era envolto e baseado em culturas, mandamentos e crenças de animismos, religiosas (hierarquização do sagrado) e magicas, o que levava os indivíduos a viverem conforme essas crenças, porem com o capitalismo, surge a racionalidade, desenvolvimento tecnológico e cientifico. Então Conceitos que envolviam mistificações, sentidos mágicos, perderam seu significado e importância a partir da racionalização. Cabe salientar, que não é o fim das religiões, porem ela passa a ser vista de uma forma diferente, a religião não fala mais em salvação, mas sim em ética, estabelecendo preceitos.
2 Explique como é possível pensar a educação no capitalismo, segundo Weber, lembrando dos conceitos de racionalização e burocracia em Weber.(2,5)
Para Weber, a educação é vista como forma de preparação do individuo para exercer determinada atividade adequadamente, dentro da sociedade que se encontra de forma racional e burocrática.
No capitalismo, conforme Weber, devido a grande racionalização e burocratização do mundo, a educação passa a ser somente uma forma de ascensão social, para busca de cargos e riquezas e não mais para que o individuo busque sua identidade junto ao seu meio social.
Weber, citou três modos de educação:
Pedagogia do cultivo, onde busca a cultura como meio de preparar cidadãos para o seu meio social.
Carismática: Esta definida por sentimentos, onde estariam inseridos cargos religiosos, guerreiros, entre outros.
Pedagogia do treinamento: onde os indivíduos são preparados para atuar no mundo racional e burocrático.
Referencias bibliográficas
SILVA, José Augusto Medeiros. AMORIM, Wellington Lima. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação.
Revista Interdisciplinar