weber
As ciências nomotéticas são baseadas no coletivismo metodológico, e se preocupam em estabelecer leis gerais para fenômenos suscetíveis de serem reproduzidos , com o objetivo final de se conhecer o universo , fazem parte destas ciências a física e a biologia e também algumas ciências sociais como a economia, a psicologia ou mesmo a sociologia.
As ciências ideográficas são baseadas no individualismo metodológico, e se preocupam em estudar o singular, o único, as coisa que não são recorrentes, que seja um facto ou uma serie de fatos, vida ou a natureza de um ser humano, ou de um povo, a natureza e o desenvolvimento de uma língua, de uma religião, de uma ordem jurídica ou de uma qualquer produção literária, artística ou cientifica.
02-
03-
Weber define na Objetividade do Conhecimento nas Ciências Sociais um tipo ideal mediante a acentuação unilateral de um ou vários pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenômenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor número ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam segundo os pontos de vista unilateralmente acentuados, a fim de se formar um quadro homogêneo de pensamento. Torna-se impossível encontrar empiricamente na realidade esse quadro, na sua pureza conceitual, pois se trata de uma utopia. A atividade historiográfica defronta-se com a tarefa de determinar, em cada caso particular, a proximidade ou afastamento entre a realidade e o quadro ideal. Ora, desde que cuidadosamente aplicado, esse conceito cumpre as funções específicas que dele se esperam em beneficio da investigação e da representação.
04-
05-
Tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação,a importância seria a utilidade que esta ideia traria para o sociólogo, ele trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a