weber
Max Weber - Livro:
A Ética protestante e o Espírito Capitalista
Nomes: Luiza Torrezani, Thais Borges
Professor(a): Alessandra Chachan
Curso: Relações Internacionais - Manhã
1) Definir o que Weber descreve como sendo os valores centrais da ética protestante: os conceitos de "vocação" e "ascese".
Weber em sua obra “A ética protestante e o espírito capitalista” tem como base compreender a influência das ideias religiosas no comportamento humano e sendo assim utiliza de dois termos para justificar as atitudes humanas. Um deles é a vocação, que para Weber seria a concepção de que o trabalho árduo deve ser exercido a partir da vontade individual, como um sinal de virtude e não como uma obrigação. Ou seja, a “vocação” é uma valorização do trabalho cotidiano, do cumprimento do dever e só assim chegaria a “glória de Deus”. Assim como exemplificado a seguir:
" Mas pelo menos uma coisa é indiscutivelmente nova: a valorização do cumprimento do dever nos afazeres seculares como a mais alta forma que a atividade ética do indivíduo pudesse assumir. E foi o que trouxe inevitavelmente um significado religioso às atividades seculares do dia a dia efixou de início o significado de vocação como tal. O conceito de vocação foi, pois,introduzido no dogma central de todas as denominações protestantes e descartado pela divisão católica de preceitos éticos em praecepta e consilia. O único modo de vida aceitável por Deus não era o superar a moralidade mundana pelo ascetismo monástico, mas unicamente o cumprimento das obrigações impostas ao indivíduo pela sua posição nomundo. Esta era sua vocação. "
Weber, 2009, Página 70.
" Já não resta dúvida de que na palavra alemã Beruf e talvez mais claramente ainda na palavra inglesa Calling está pelo menos implícita uma conotação religiosa de uma tarefa confiada por Deus. Quanto maior a ênfase colocada na palavra em um caso concreto, mais evidente a conotação. E se