Web5
Sua resposta está correta. O modo de produção capitalista engendrou uma série de mudanças na Europa Ocidental, afetou princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos, enfraquecendo as instituições feudais como servidão, propriedade comunal, organizações corporativas artesanais e comerciais.
Sua resposta
Somente as proposições I e II estão corretas.
Somente a proposição II está correta.
As proposições I, II e III estão corretas.
Somente a proposição I está correta.
Somente as proposições II e III estão corretas.
2/5
Sua resposta está correta. Um dos fatos da alienação é o estranhamento do trabalhador em relação ao fruto do seu trabalho, por isso um dos aspectos da alienação é que o trabalhador relaciona-se com o produto do seu trabalho como com algo alheio a ele, que o domina e lhe é adverso.
Um dos aspectos da alienação é que quanto mais mercadoria o trabalhador produz mais ele é valorizado, sua vida ganha sentido por se tornar alheio a coisas que fazem mal para ele.
Um dos aspectos da alienação é que o trabalho é livre e realizador, fazendo com que o trabalhador se engane exclusivamente com a política.
Sua resposta
Um dos aspecto da alienação é que o trabalhador relaciona-se com o produto do seu trabalho como com algo alheio a ele, que o domina e lhe é adverso.
A alienação é exclusivamente alienação política, ele tem consciência de tudo, menos da política.
Um dos aspectos da alienação é que a atividade do trabalhador está sob seu domínio, ele a percebe a mercadoria como produto de seu trabalho e esforço.
3/5
Sua resposta está correta. Para Marx a infra-estrutura determina a superestrutura, por isso os modos de produção que regulam a política, o direito e as ideologias.
A super-estrutura determina a base econômica da sociedade, por isso ela tem esse nome, significa que ela está acima das consciências comuns e determina estas.
Sua resposta
Para Marx os modos de produção que regulam a