Web
3.1 Java Script
3.1.1 Inserindo o código Javascript na página HTML
Os códigos Javascript podem ser inseridos na página HTML de duas formas:
Interno no documento: para inserir o código direto na estrutura do HTML, utilizamos as tags <script></script>.
Externo ao documento: o código Javacript também pode ser mantido em um arquivo separado do HTML. Para isso, deve-se referenciar tal arquivo na página, como vemos na listagem a seguir. O arquivo deve ser salvo com a extensão .JS e sua estrutura é a mesma utilizada quando o código é posto internamente no documento.
Cabe aqui uma observação importante: a tag <script> requer a tag de fechamento separada, não podendo ser fechada em si própria como <script type=.. />.
Javascript foi criada com base na ECMAScript e sua sintaxe é bastante semelhante a linguagens de alto nível muito utilizadas como C e Java, essa linguagem possui tipagem dinâmica, ou seja, não é necessário definir o tipo das variáveis ao declará-las, para isso basta usar a palavra reservada “var”.
Javascript fornece também suporte a funções, aliado às facilidades da tipagem dinâmica, o que torna a definição de métodos simples e prática. Para criar funções, utilizamos a palavra reservada “function”. As funções podem receber parâmetros e retornar valores, mas o tipo de retorno e o tipo dos parâmetros não precisa ser previamente definido.
Para definir o valor de retorno da função, deve-se utilizar a palavra reservada “return” seguida do valor ou expressão do resultado. Assim como a maioria das linguagens de alto nível, Javascript possui estruturas condicionais e de repetição para controle de fluxo.
A linguagem Javascript também permite trabalhar com eventos dos elementos HTML como botões e caixas de texto. Eventos são disparados quando alguma ação é executada, como o clique e num botão ou a digitação de valores em um input.
No código Javascript pode-se atribuir valores aos eventos como se fossem propriedades, desde que o valor