Web Semântica
Conhecimento. O homem sempre buscou o conhecimento, desde o princípio havia a necessidade de aprender, criar e inovar. Atualmente vivenciamos a constante evolução da Tecnologia da Informação (TI), uma expansão onidirecional que está reinventando o conhecimento e nossa forma de pensar. Com o passar do tempo, chegamos cada vez mais perto de conseguir a comunicação ideal entre o homem e a máquina, o físico e o virtual. Esta união irá beneficiar grandemente a humanidade.
O avanço tecnológico não cessa, pelo contrário, está acontecendo cada vez mais rápido. A internet, mais precisamente a Web Semântica, é um ótimo exemplo da evolução tecnológica.
Há cerca de 20 anos a Internet passou a ser mais acessível à população, deixando de ser restrita somente ao governo e universidades. Quando a Web começou a se espalhar lentamente pelo mundo, o conteúdo era escasso, as páginas eram estáticas e bastante limitadas quanto a recursos e estilização. O HTML (HyperText Markup Language) era, de certa forma, a linguagem predominante na época. Esta “primeira versão” da Internet foi conhecida como Web 1.0.
No inicio do século XXI houve um upgrade na Web, onde esta passou a ser usada massivamente em todo o mundo. Graças a uma rápida e constante inclusão digital, a Web deixou de ser uma simples tecnologia usada por poucos e passou a ser uma poderosa ferramenta que tornou o mundo verdadeiramente globalizado, permitindo uma comunicação quase que em tempo real em todo o planeta. É neste cenário que nasce a Web 2.0, onde o estático e limitado passa a ser dinâmico, interativo e completo. Com a Web 2.0 a troca de informações, conhecimentos e experiências acontece de forma muito fácil e rápida, isso possibilitou o surgimento de novas modalidades de ensino e aprendizagem como o e-learning, cursos EAD, fóruns entre outros.
A Web está passando novamente por uma evolução, por muitos considerada inevitável e necessária. A Web Semântica é o próximo passo nesta constante evolução