Web Semântica
Pedro Kepler Portela de Vasconcelos
RESUMO A Web 3.0 é uma extensão da web atual que pretende atribuir semântica à atual forma de busca de informação, deixando assim a Web mais segura e eficiente, e trazendo uma maior intereção entre usuário-máquina através de inteligencia artificial e organização nas informações.
Palavras-Chave: Web 3.0, Web Semântica, Internet.
INTRODUÇÃO
A World Wide Web surgiu entre 1989 e 1991, com intuito de facilitar a interação entre pessoas e máquinas. Seu criador, Tim Berners-Lee, fundamentou seu trabalho em ideias anteriores acerca do hipertexto.
Inicialmente, a chamada Web (1.0) caracterizou-se pela transcrição de documentos impressos para digitais, isto é, o usuário tinha acesso à informação digitalizada. Posteriormente o usuário passou a ter acesso a uma interface mais amigável, uma maior quantidade de informação, a interação com outros usuários através das redes sociais, email, upload de fotos, vídeos e etc, a essa nova caracterização da rede denominou-se Web 2.0. Se anteriormente a web 1.0 tinha como objetivo a interação máquina-usuário, o surgimento da Web 2.0 passou a dar mais importância a interação usuário-usuário.
Atualmente especula-se a possibilidade de uma nova forma de interação usuário-máquina, denominada Web 3.0, na qual a o usuário receberá a informação de forma mais rápida, organizada e efetiva.
DESENVOLVIMENTO
A World Wide Web foi criada por Tim Berners-Lee entre 1989 e 1991, com base nas idéias originadas de trabalhos anteriores sobre hipertexto realizados por Bush na década de 40 e por Ted Nelson na década de 60.
A web surgiu com o intuito de criar um local onde a informação fosse guardada e usada de uma forma que facilitasse a cooperação e a comunicação entre as pessoas e as máquinas, entretanto a Web voltou-se mais para a comunicação entre humanos.
A Web atual denominada Web Sintática, na qual os computadores apresentam a