Web 3.0
Enquanto a Web 1.0 refere-se à informação original da web a web 2.0 refere-se à web social ou rede social, o termo Web 3.0 refere-se à versão atualmente em evolução da web. Há pelo menos duas concepções diferentes de web 3.0.
Alguns afirmam que é web 3.0 tem a ver com web semântica, também chamada de Web Inteligente, onde software inteligente vai reunir e integrar informações para dar "inteligencia" as respostas e a operadores humanos. Esta idéia está associada com Tim Berners-Lee, o fundador da world wide web. Para obter mais informações, consulte o link.
Um mecanismo de busca como o Google permite que o usuário pesquise o conteúdo de cada página,: se indicar o nome de um ator ou de um filme, todos os dados sobre este ator ou este filme aparecerão na tela. Poderá ainda utilizar a "busca avançada" para restringir um pouco mais os resultados. Mas se este usuário não se lembrar do nome do ator ou do filme, dificilmente encontrará meios de localizá-los. A Web 3.0 organizará e agrupará essas páginas, por temas, assuntos e interesses previamente expressos pelo internauta.. Por exemplo: todos os filmes policiais, que tenham cenas de perseguição de carros, produzidos nos últimos cinco anos etc.
Outros vêem a web 3.0 como na web geoespaciais, onde a localização é usada para informações de índice. Alguns acreditam que o futuro da web vai olhar mais como um mundo virtual que é navegado por avatares. Web 3D. Nós podemos já estar vendo o começo da navegação web avatar graças a empreendimentos como ClubCooee,