Web 2.0
PUBLICADO ÀS 4:11 PM POR EDUARDO NATARIO
WEB 2.0
- A web participativa.
- Arquitetura baseada em Ajax.
- Sites de colaboração (Wikipedia, Blogs (Blogger, Wordpress), Microblogs (twitter), Youtube, RSS, bookmarking (Delicious), Podcasts (Gengibre), Videocast (ustream, qik), sites de relacionamento pessoal como facebook, Orkut, MySpace.
- Surgem serviços especializados em compartilhamento de informações e arquivos como: Slideshare (apresentações e slides), FlickR e Picasa (fotos), Rapidshare (arquivos em geral).
O termo Web 2.0 aqui segue os princípios de Tim O'Reilly, precursor do uso do termo em seu artigo de conceitualização.
Todas as possibilidades de interação e participação sempre fizeram parte da internet e web, no entanto a união das várias tecnologias pelo Ajax permitiu esse paradigma na web. (O Ajax tornou as páginas Web mais interativas, dinâmicas e criativas com o usuário. O Ajax usa várias tecnologias e padrões já conhecidos trabalhando juntos).
Tim O'Reilly
O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em Outubro de 2004 pela O'Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema. (Tim O'Reilly é o fundador da O'Reilly Media http://oreilly.com )
Tim define que: "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva".
Web 2.0: Termo que se refere à segunda geração da World Wide Web (rede mundial de computadores ou internet), reforçando o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. O objetivo é que o ambiente virtual se torne mais dinâmico, contando com a colaboração dos usuários para a organização do conteúdo. Um exemplo é a