wdedada

460 palavras 2 páginas
Aluno: Guilherme Farias
Série: 2 “F” RESUMO

Paleoíndios e índigenas
As diferenças entre os primeiros americanos permanecem controvertidas. Estudiosos sugerem que os paleoíndios, primeiro indivíduos que chegaram ao continente há pelo menos 14 ou 15 mil anos, com características africanas e de aborígenes australianos, foram substituídos por populações mongólicas, das quais descende a maioria dos indígenas modernos.
Os incas
A Partir do século XIII, os incas expandiram seus domínios pelos atuais territórios do Peru, da Bolívia, do Equador, do norte do Chile e da Argentina andina. Formou-se, assim, um império multiétnico. Sua matriz cultural eram os chamados povos pré-incaicos como os mochicas.
A diversidade dos povos indígenas
No início do século XVI, vivia no leste da América do Sul grande variedade de povos indígenas. Um modo possível de classifica-los é por meio de seus grupos linguísticos.
Três seria os focos de dispersão: 1- A área do Nordeste brasileiro, na qual todas as línguas indígenas estão hoje extintas; 2- O planalto que se estende sobre o oeste do Brasil e sobre a Bolívia; 3- A região fronteiriça norte, entre o Peru e o Equador. A vida na aldeia tupi
As aldeias tupis eram formadas por longas cabanas cobertas de sapé, dispostas ao redor de uma espécie de pátio ou praça central. O conjunto de cabanas era circundado por um fosso ou paliçada.
O chefe de aldeia era escolhido pela habilidade e força demonstradas no campo de batalha. Contudo, o seu poder era limitado. As decisões fundamentais eram tomadas por um conselho formados pelos principais líderes da aldeia, geralmente por consenso.
Aspectos da cultura indígena
A cultura dos povos indígenas é tão variada quanto as línguas que falam. Contudo, ha vários aspectos comuns, como a crença no mundo espiritual, no poder mítico dos animais e na figura de um homem ou mulher que serve de intermediário entre o mundo dos espíritos.
Assim como o universo religioso,

Relacionados