wASSERMAN
O Fenômeno do Caudilhismo e suas implicações na América colonial
BADARÓ, Wilson Oliveira e MESQUITA , Hélia Regina de Jesus
Considerações
Acredito que dividir os fenômenos por área ou sociedade na qual se deu determinados acontecimentos independentistas seria uma tarefa realmente hercúlea e digna para as intenções reais deste trabalho, no entanto, também acredito que uma visão mais panorâmica e menos pontual, incluindo os fenômenos que são comuns a todas as regiões como é o caso das noções de forças centrífugas, caudilhismo, elementos aglutinadores et cetera, e demais conceitos trabalhados pelos autores que trabalharei e, por assim dizer, exporão mais aprofundadamente a visão crítica dos fatos aí relacionados pelos diferentes autores.
Baseado no texto motivador proposto, a saber, História da América latina: Cinco Séculos da autora Cláudia Wasserman, tratará de expor os principais elementos constitutivos da formação dos Estados Nacionais na América Latina, e os fenômenos socioeconômicos que incentivaram/moveram/atuaram nestes contextos. Naturalmente, a autora estará apontando os fenômenos de forma sequencial e pretensamente regionalizados, contudo, percebe-se amplamente o seu direcionamento generalizante no sentido de apresentar continuidades em todos os pontos evidenciados. Fatos comuns a todas as sociedades em formação de Estados Nacionais que gerarão a confirmação de sua tese central:
O problema da constituição dos Estados nacionais latino-americanos (SIC) era o problema da hibridez de sua matriz econômico-social; a convivência de variadas relações sociais de produção, que iam desde o escravismo até o capitalismo, passando por diversos modos de servidão, colocava a questão de qual modo de produção sairia vitorioso e dominante. (WASSERMAN, 2000, p. 205)
Porém, me parece que, a autora não considerou os fatos explorados por relevantes economistas brasileiros –