WARFACE
Este trabalho reúne informações básicas sobre bactérias, tais como:
Os tipos de bactérias;
Estrutura das bactérias;
Interação entre célula e bactéria;
Função e metabolismo;
Bactérias conhecidas em Biotecnologia;
Exemplos de seu mecanismo de ação;
Existem bactérias que são de extrema importância para a vida humana. Essas bactérias regulam nosso intestino e sistema imunológico, estando presentes em tamanha quantidade no nosso corpo que chegam a ultrapassar o número de células que constitui o mesmo. Nessa linha de pesquisa estão listados, num ranking, os 10 alimentos mais consumidos no mundo que contém bactérias reguladoras importantes para a vida. Está presente no trabalho uma parte dedicada aos Anexos (pag. 10), que servirá de suporte para o uso de imagens. Sempre que precisar consulte esta página.
OS TIPOS DE BACTÉRIAS
A maioria das bactérias são heterotróficas alimentam-se principalmente da matéria orgânica que conseguem decompondo organismos mortos. Mas existem também algumas bactérias autótrofas, produzem suas próprias moléculas orgânicas a partir de material inorgânico, através de fotossíntese e/ou quimiossíntese. Existem bactérias aeróbias, que precisam de oxigênio para viver. As anaeróbias obrigatórias não conseguem viver em presença do oxigênio. As anaeróbias facultativas, podem viver tanto em ambientes com oxigênio ou não. As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos.
Cocos: tem o formato de uma esfera, e quando estão agrupados formam colônias:
Diplococo: Grupo de dois cocos.
Estreptococos: Grupos de cocos enfileirados.
Estafilococos grupos de cocos em cachos. Bacilo: tem um formato de bastonete. Espirilos: estas bactérias têm um formato espiral. Vibriões: são bactérias que têm o formato de uma vírgula.