ESTADOS UNIDOS PÓS-GUERRA
A sociedade norte-americana também estava mudando. A população dos Estados Unidos cresceu muito devido à alta taxa de natalidade: soldados retornando da guerra estabeleceram famílias e tiveram filhos. Os avanços médicos também elevaram a expectativa de vida dos norte-americanos. Uma lei imposta em 1965 permitiu que mais asiáticos e latino-americanos imigrassem para o país.
O Crescimento do Governo Federal
O presidente Franklin D. Roosevelt, que havia governado os Estados Unidos durante os anos 1933-1945, combateu a Grande Depressão da década de 1930 ao aumentar o papel do governo na economia nacional. Essa política de "big government" (grande governo) foi continuada pelos presidentes norte-americanos do pós-guerra.
Os presidentes do Partido Democrata (centro-esquerda) promoveram mudanças sociais e uma maior igualdade econômica nos Estados Unidos. Harry Truman (1945-1953) aumentou o salário mínimo, construiu casas para pessoas de baixa renda e expandiu o Social Security (a Previdência Social) dos Estados Unidos. John F. Kennedy (1961-1963) iniciou vários programas governamentais para dar oportunidades de trabalho aos pobres e oferecer segurança econômica para idosos e incapacitados. Jimmy Carter (1977-1981) fundou o Departamento da Energia para conservar e desenvolver pesquisas sobre energia e o Departamento da Educação para melhorar o sistema educacional