Wallon
EQUIPE: Clara Estela Fabíola Freitas Hercília Neves Karla Malheiros Nathália Kelly
EDUCAÇÃO FÍSICA 3º SEMESTRE – NOITE TURMA: 15103
HENRI WALLON
Nasceu em 1879 na França;
Graduou-se em Medicina, Filosofia e Psicologia;
Conduziu seus estudos com foco na inteligência e no desenvolvimento infantil integral;
Sua teoria representou uma revolução no ensino da época;
Enfatizou a importância das emoções no trabalho educativo; Na década de 1940, propôs na França mudanças no sistema educacional(projeto Langevin-Wallon) e foi nomeado Secretário da Educação em 1944; Faleceu em 1962.
WALLON: TEORIA E INTERFACES
Conhecer o adulto por meio da criança;
Através de uma perspectiva psicogenética; Nomeou a observação da criança como instrumento fundamental na construção da sua teoria; Suas contribuições não desvinculam teoria e prática; Fundamentou seus ideais em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento (dimensão motora), a inteligência (dimensão cognitiva) e a formação do eu como pessoa.
QUATRO ELEMENTOS BÁSICOS
1Afetividade: possui papel fundamental no desenvolvimento da pessoa pois é por meio dela que o ser humano descobre seus objetivos e valores. 2- Inteligência: permite a aquisição e a manutenção do conhecimento por meio de imagens, noções, idéias e representações. Permite ainda rever, analisar e projetar respectivamente o passado, presente e futuro.
3- Movimento: As emoções organizam os espaços para o movimento. A motricidade tem um caráter pedagógico, tanto pela qualidade do gesto quanto pela maneira como ele é representado.
4- Formação do Eu: a essencialmente do outro. construção do eu depende
AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA
O postulado de Wallon, no que tange ao desenvolvimento da inteligência, surge como crítica a de Piaget, pois a inteligência, para ele, surge depois da afetividade. As dimensões afetiva e cognitiva não se separam,