wallon
1- Explique a origem, as tendências e o papel das emoções nas interações que a criança estabelece com o meio social e cultural.
Para Wallon, as emoções têm origem ontogenética, isto é, são de caráter individual e pessoal e também são de caráter evolutivo. As primeiras emoções possuem, no início, um caráter orgânico, sendo totalmente ligadas ao sistema neurovegetativo e ao longo do desenvolvimento vão adquirindo um caráter moral. As emoções evoluem para impressões subjetivas através do contato da criança com outros indivíduos, de sua interação com o social. É através da emoção que se estabelecem as relações entre o organismo e o meio. Segundo a teoria walloniana o componente orgânico depende do meio social para ser atendido em suas necessidades de sobrevivência. A emoção é a forma que o corpo encontra de exprimir o que é pessoal e socialmente agradável ou desagradável para a criança. O choro e o riso são as vias mais comuns de expressão da emoção. O eu começa a se constituir e a conhecer seus limites a partir das primeiras emoções, o bebê reage ao ambiente a partir das impressões que este o causa. Sendo assim, as relações existentes entre o bebê e o social dependem da interação com o meio e da forma como o outro reage à criança. Esta reação do outro depende da cultura em que ele esta inserido.
2- Em relação às dimensões do movimento abordados na psicogenética waloniana explique como se dá atividade motora paralela à afetiva e cognitiva.
Além do seu papel na relação com o mundo físico o movimento tem um papel fundamental na efetividade e também na cognição, uma vez que, antes de agir diretamente sobre o meio físico, o movimento atua sobre o meio humano, mobilizando as pessoas por meio de seu conteúdo expressivo. Assim, a primeira função do movimento no desenvolvimento infantil é afetiva. É só no final do primeiro ano, com o desenvolvimento dos gestos coordenados como o de pegar, empurrar, abrir ou fechar, que se intensificam as possibilidades do