Wallon e alguns fatos de sua vida
Entende-se então que a criança age de acordo com o meio em que vive, se ela receber carinho vai dar carinho, se for maltratada vai maltratar, para tanto se na escola ela for estimula a ser um ser ativo e participativo ai então ela terá um base para isso, à criança jamais pode ser oprimida dentro do seu ambiente de ensino porque se não ela verá a escola como um lugar de obrigatoriedade.
Em um mundo cheio de crises, ataques e guerras é de total importância que a escola trabalhe o lado emocional de cada individuo para que ele aprenda a lidar desde cedo com as suas emoções e frustrações, se a escola tiver resistência em transformar esse lado mais humanista ai teremos somente crianças sufocadas pelos seus sentimentos, porque vivemos em um mundo onde é feio homem chorar e mulher ser forte o tempo inteiro.
Pelas leituras que faço diariamente creio que Wallon e Augusto Cury tinham os mesmos ideais de lutar para formar jovens felizes e inteligentes, Cury em seu livro Pais brilhantes e Professores Fascinantes, fala sobre o Projeto Escola da Vida onde escola deveria ter música ambiente para desacelerar o pensamento e ansiedade dos alunos, sentar em círculo para desenvolver a segurança e diminuir conflitos entre os mesmos.
Se todo professor agisse dessa maneira em sala de aula com certeza ele notaria os efeitos rapidamente porque os alunos devem aprender em um ambiente prazeroso, agradável e interativo, somente assim a educação teria grandes mudanças.
A sala de aula não é um exercito de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos espectadores passivos.Todos são atores da educação. A