Vírus
E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS BENTO GONÇALVES
VÍRUS
BEATRIZ RODRIGUES E CRISTIAN CARVALHO
Bento Gonçalves Abril De 2013
Respostas:
1)
Grande Pandemia (Epidemia Mundial) → Vírus: H1N1
1918 e 1919 (espículas H do tipo 1 e espículas N do tipo 2)
Gripe Asiática 1957 → Vírus: H2N2 ( espículas H do tipo 2 e espículas N do tipo 2)
Gripe de Hong Kong 1968 → Vírus H3N2 (espículas H do tipo 3 e espículas N do tipo 2)
2) São denominadas vírus as partículas virais morfologicamente completas. Diz-se que os vírions da gripe são envelopados pois possuem um envelope lipoproteico externo. Estes envelopes possuem glicoproteínas, características da gripe. Podem ser elas a hemaglutinina (espículas H) e a neuraminidase (espículas N).
3) Eles são glicoproteínas características do vírus da gripe. Podem ser de 2 tipos : Hemaglutinina e Neuraminidase. Podem ser caracterizadas por saliências afiladas no envelope, cada uma tem sua função. A hemaglutinina (conhecida também como espícula H) permite que o vírus se ligue às células hospedeiras. Já a Neuraminidase (espícula N) é responsável por que vírus recem formadas se desprendam da célula hospedeira.
4) Ela é causada pelo vírus H1N1 (espículas H do tipo 1 e espículas N do tipo 2).
5) O desenvolvimento de imunidade tem uma grande relação com contrair o vírus. A partir do momento que ele esta infectando alguém, o corpo dessa pessoa cria anticorpos contra proteínas do vírus, mesmo logo após o surto de gripe, o corpo fica imune aquele mesmo tipo de vírus.
Entretanto, alguns vírus podem ser mutantes possuindo espícula