Vírus informáticos
Introdução 2
Vírus 3
Tipos de vírus 3
Transmissão do vírus entre computadores 4
Efeito dos vírus em um computador 4
Conclusão 5
Referências bibliográficas 6
Introdução
O presente trabalho, de caracter avaliativo e resultante de uma pesquisa pretende fazer a abordagem sobre os Vírus. O objectivo deste trabalho é de dar uma visão sobre uma matéria que tem sido motivo de furor nas pessoas que lidam com os computadores no geral e que tem se espalhado nos sistemas de redes e que tendem a provocar graves danos no âmbito de Hardware tanto como Software. E também fazer compreender de um modo geral o que realmente são os vírus de modo a informatizar na tentativa de criar possíveis soluções para a sua eliminaçao. Vamos descrever e explicar o funcionamento dos vírus nos computadores e também citar alguns tipos desta grande praga digital.
Vírus
"Antes de mais, um vírus informático é um programa, um conjunto de ordens concebido por um programador que, como todos os outros programas que o utilizador usa no seu dia-a-dia, segue as instruções para as quais foi criado". (Sousa, 2009, p. 131)
Ainda com Sousa (2009) os vírus são programas caracterizados pela capacidade que possuem de se copiarem a si próprios, “infetando” ficheiros e a memória do computador, realizando ações destrutivas sobre informação e seus suportes, ao mesmo tempo que procuram esconder a sua existência e ações do computador. Salientar que os vírus não só poem o computador em risco, as informações contidas no computador são também afetadas causando assim, prejuízo para o utilizador. Porém, podemos considerar um vírus como sendo um programa malicioso, que se fixa em um programa, disco ou memoria.
Os vírus só não podem infetar os computadores, ma também as redes de computadores, permitido assim, uma expansão ainda maior visto que, vários computadores estão ligados a diversos sistemas de redes.
Tipos de vírus
A cada dia um novo vírus é inventado, acompanhando assim a evolução tecnológica e aumentando o