Vírus Ebola
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS
Doença do vírus Ebola (EVD) é uma doença viral aguda, antes conhecida como febre hemorrágica Ebola. Uma doença grave e muitas vezes fatal em seres humanos cuja letalidade pode variar de 60% até 90%.
O vírus Ebola surgiu em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo. Os países do continente africano acometidos até o momento estão localizados ao Oeste da África sendo: Guiné, Libéria, Serra Leoa, Nigéria e Congo (surto em menor escala) e Senegal (um caso). Já foram confirmados 1.900 óbitos, dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 03/09/2014.
O surto é relativamente grave, por conta da precariedade dos serviços de saúde nessas áreas que não possuem equipamentos básicos de proteção aos profissionais de saúde e aos demais pacientes, bem como pelas práticas e tradições culturais. A pessoa ao entrar em contato com um animal que tem Ebola pode espalhar o vírus na sua comunidade que é transmitido por contato direto com o sangue ou outros fluidos corporais ou secreções de pessoas infectadas. É comum as pessoas de comunidades rurais de alguns países africanos, durante o velório manter contato direto com o corpo da pessoa falecida favorecendo a transmissão do vírus. Outro problema que agrava a situação é a cultura mulçumana, que tem como tradição lavar os corpos antes do enterro, além disso, algumas famílias costumam esconder os mortos por dias, com medo da estigmatização.
Apesar da gravidade da situação na África é pouco provável que essa epidemia atinja proporções globais isso porque para ser infectado é preciso ter contato direto com os doentes. Além disso, a mortalidade é tão rápida que a pessoa não fica viva tempo o suficiente para infectar as demais.
Agente etiológico: vírus ebola
O agente causador do Ebola (agente etiológico) é o Ebolavirus. São cinco as subespécies conhecidas: Zaire, Sudão, Tai Forest, Bundibugyo e Reston.
As espécies Zaire,