Vírus Ebola
O que é e Origem
A infecção pelo vírus ebola causa uma febre hemorrágica, uma das doenças virais mais perigosas, frequentemente fatal, com índice de mortalidade de 50 a 90% dos casos.A Febre Hemorrágica Ebola - FHE, é uma doença infecciosa grave, porém muito rara.
O vírus recebeu essa denominação porque foi identificado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Kongo (antigo Zaire), perto do Rio Ebola.
Causador
O ebola vírus é um filovírus (o outro membro desta família é o vírus Marburg), com forma filamentosa, com 14 micrômetros de comprimento e 80 nanômetros de diâmetro. O seu genoma é de RNA fita simples de sentido negativo (é complementar à fita codificante). O genoma é protegido por capsídeo, é envelopado e codifica sete proteínas.
Existem três tipos de vírus ebola, o Ebola–Zaire (EBO–Z), o Ebola–Sudão (EBO–S) e o Ebola–Reston.
Porque o vírus é tão agressivo...
Considerado um dos vírus mais agressivos existentes, o Ebola se diferencia pelo fato de que, ao contrário dos outros vírus, ele produz seu RNA na célula de uma forma “silenciosa”, não permitindo que ela envie uma resposta imunológica quando é invadida.
Transmissão
É transmitido pelo contato direto com o sangue, secreções ou sêmen de pessoas portadoras do vírus. Frequentemente, funcionários da saúde que mantém contato direto com doentes ou mortos, são infectados. Pelo sêmen a transmissão pode ocorrer até sete semanas após a recuperação clínica da doença. As populações africanas são infectadas em alto número, devido à cultura das aldeias, onde as famílias tem o costume de lavar o corpo dos mortos de forma manual e com cuidado antes do enterro. Assim, o indivíduo morto pelo ebola, transmite o vírus a todos aqueles que tiverem contato com o corpo.
Sintomas
Inicialmente o vírus se multiplica nas células do fígado, baço, pulmão e tecido linfático, causando danos significativos e hemorragias. Os primeiros sintomas são: febre alta e repentina;