Politica Externa Do Brasil REVISAO
Política Externa Brasileira
As questões a seguir foram retiradas de provas para a admissão à carreira diplomática. Nesse sentido, uma vez levantados os conhecimentos básicos nas questões anteriores, essa leva de questões servirá como guia para comparações entre períodos e políticas e maiores detalhamentos de cada um deles. Estudo dirigido
Política Externa Brasileira
As questões a seguir foram retiradas de provas para a admissão à carreira diplomática. Nesse sentido, uma vez levantados os conhecimentos básicos nas questões anteriores, essa leva de questões servirá como guia para comparações entre períodos e políticas e maiores detalhamentos de cada um deles.
1 -O Brasil se aproxima das comemorações dos seus 200 anos de conformação estatal juridicamente independente. A política externa que emergiu em 1822 carregou heranças dos séculos anteriores e agregou novos desígnios. A propósito desse tema, disserte sobre os seguintes itens:
a) raízes coloniais de política externa do Brasil e seus impactos na política externa de Pedro I;
b) articulações internas e externas da independência do Brasil;
c) resultantes dos reconhecimentos internacionais do Brasil na década de 1820.
2- Entre 1862 e 1868, o Império do Brasil viu a instalação de seis Gabinetes, formados sucessivamente, em razão de lutas internas. Discorra a respeito da evolução dessa conjuntura e de sua repercussão sobre a ação externa brasileira, em particular quanto às questões da região platina.
3- Analise as relações Brasil-Argentina nas três últimas décadas do século XIX.
4- Desenvolva análise do processo de definição das fronteiras do Brasil.
5- Disserte acerca do processo de envolvimento do Brasil na Primeira Guerra Mundial, com ênfase nas razões que, em 1917, levaram o país a rever a posição de neutralidade que mantivera até então.