vírus 1° de abril
Muito se falou nos ultimos dias sobre um vírus de computador que supostamente se ativará remotamente neste 1º de Abril, e infelizmente não se trata de uma pegadinha no dia de mentira, este vírus existe mesmo e não se sabe exatamente o que ele fará ao ser ativado.
O popular Conficker, também conhecido como Downadup, Confick-D ou Kido está em sua terceira versão (C), além de se multiplicar através da internet, ele também foi programado para desativar softwares de segurança e atualizações automáticas do Windows e com isso, conseguiu se instalar em milhões de máquinas ao redor do mundo. Vale dizer que apesar do Conficker estar sendo popularmente chamado de vírus, ele se trata de um Worm, segue a definição deste tipo de praga virtual:
Um Worm (verme, em português), se trata de um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. A diferença está no fato do vírus infectar um programa e necessitar deste hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se espalhar. Ele pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, como deletar arquivos ou enviar documentos por email.
A grande questão é que até hoje o Conficker não causou dano algum, mas especialistas afirmam que ele está configurado para receber instruções externas, hoje, dia primeiro de abril. Não se sabe os danos que ele pode causar, mas como versões deste worm já são conhecidas a meses, é improvável que ele inutilize os computadores infectados.
Como não se sabe o que ele faz exatamente e sua única caracterísca comprovada é a auto-distribuição, várias empresas que possuem ferramentas de combate a vírus, o classificam como ameaça de nível baixo ou médio.
Caso você desconfie estar infectado por esta praga, a Symantec preparou uma ferramenta de remoção que pode ser baixada clicando aqui.
Os sintomas e maiores detalhes do Conficker podem ser conferidos nos sites da Symantec e daComputer