hipertensão arterial
Introdução
Ao abordarmos um paciente cardiopata, devemos perguntar o paciente sobre sintomas como, dispnéia, dor torácica, palpitações, edema nos pés e tornozelos os quais sugerem a possibilidade de uma cardiopatia. Importante também questionarmos Também questionamos o paciente acerca de membros da família que tiveram cardiopatias e enfermidades afins e sobre o paciente manifestar alguma outra doença que afete o sistema cardiovascular, como diabetes mellitus, hipertensão arterial. Neste momento é primordial o questionamento dos hábitos de vida deste paciente como o uso do tabaco, do álcool, sedentarismo, obesidade etc.
Após a anamnese é necessário a realização do exame físico completo desse paciente, objetivando encontrar sinais e sintomas indicativos de doença cardíaca. Alguns pontos são de extrema importância durante essa avaliação, como por exemplo:
Ao avaliarmos a coloração da pele, devemos observar se esta recebe uma quantidade adequada de oxigênio e nutrientes, sua coloração não deve estar pálida ou cianótica, pois estes sinais indicam uma anemia ou uma dificuldade circulatória, que pode ser proveniente de uma doença cardíaca.
Durante a avaliação das veias do pescoço, devemos estar atento ao ingurgitamento ou ausência de enchimento capilar, pois estas estãoconectadas diretamente ao átrio direito do coração e fornecem uma indicação sobre o volume e a pressão do sangue que está entrando no lado direito do coração.
Ao realizarmos a ausculta pulmonar, buscamos verificar se os sons estão normais, pois a ocorrência de sons anormais pode indicar a presença de líquido nos pulmões decorrente de uma insuficiência cardíaca.
Outro ponto importante é a ausculta cardíaca, pois anormalidades das válvulas e de estruturas cardíacas causam um fluxo sanguíneo turbulento, dando origem aos sons característicos denominados sopros. Em geral, o fluxo sanguíneo turbulento ocorre quando o sangue passa por válvulas