Vulcões
Ano Lectivo: 2007/2008
Nome: __________________________________ Nº_____ Turma: CT
Curso: CH-CT
Data: ___/___/2008
Docente: Catarina Reis
Os vulcões são aberturas naturais na crosta terrestre, por onde se movimentam materiais em diferentes estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e a temperaturas e pressões muito elevadas. Esses materiais provêm geralmente de magmas, que se encontram a uma profundidade de 50 a 200 km, em reservatórios denominados câmaras magmáticas.
O vulcanismo primário caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas.
As manifestações de vulcanismo primário podem ser, essencialmente de dois tipos: vulcanismo central e vulcanismo fissural.
Vulcão do tipo fissural (Hawai)
Vulcão do tipo central (St. Helens).
No vulcanismo central há geralmente formação de um cone vulcânico, formado pela acumulação dos materiais expelidos pelo vulcão.
No vulcanismo fissural a lava é libertada pelas fissuras formadas geralmente na crosta oceânica, não é comum a formação de cone vulcânico.
1. Defina o que são vulcões.
2. As definições que se seguem correspondem aos constituintes típicos de um aparelho vulcânico (conjunto das estruturas externas e internas de um vulcão) de um vulcão central.
COLUNA A
Cratera -
Chaminé vulcânica ou conduta
Cone
vulcânico Câmara magmática -
COLUNA B
Elevação de forma cónica, resultante da acumulação de materiais libertados durante uma erupção. Abertura do cone vulcânico, em forma de funil, que se localiza no topo da chaminé vulcânica, formada por explosão ou por colapso da chaminé. Canal no interior do aparelho vulcânico, que estabelece a comunicação entre a câmara magmática e o exterior.
Local situado no interior da Terra, onde se acumula material rochoso fundido, que se designa por magma, e que constitui a bolsada magmática.
2.1. Faça corresponder a cada conceito (coluna A) a definição correspondente
(coluna B).