Vulcões Ativos
Os vulcões são estruturas geológicas que costumam se formar próximos às margens de placas tectônicas. Quando as placas se chocam, movimentam o que está acima delas – as rochas – e deixam aberturas para as camadas inferiores da Terra. Por essas fissuras, pode ser expelido o magma existente entre a crosta e o manto terrestre. Quando o magma chega na superfície da Terra, torna-se um vulcão. Por ele, são lançados lava, fragmentos minerais e gases tóxicos.
(Veja como as placas tectônicas dão origem a montanhas e vulcões no vídeo ao lado.)
No Brasil, não há vulcões ativos, apesar de a Amazônia abrigar o vulcão mais antigo do mundo, com cerca de 1,89 bilhão de anos. Esse vulcão, localizado próximo ao Rio Tapajós, faz parte de um conjunto de rochas vulcânicas que se espalha pela área de diversos estados – Mato Grosso, Roraima, Amazonas e Pará -, chegando ao Suriname e à Venezuela.
Há 140 milhões de anos, o Brasil quase foi dividido: surgiu uma fenda que saía do Centro-Oeste e ia até o Sul do país, chegando ao Uruguai. Dessa fenda vazou lava, que se depositou sobre o solo e reconfigurou a região ao longo do tempo. A decomposição das rochas provenientes desse solo deu origem à terra roxa, que desde os tempos da cafeicultura é largamente utilizada para a agricultura.
Pelo mundo, há diversos locais onde a atividade vulcânica é intensa e monitorada a cada segundo. Veja dez deles!
Villarrica
Fumaça saindo da cratera do vulcão Villarrica, no Chile (Foto: Erick Rianelli)
Fumaça saindo da cratera do vulcão Villarrica, no Chile (Foto: Reprodução)
Um dos