VULCOES E TERREMOTOS/ POLUIÇÃO
Terremotos são movimentos naturais da crosta terrestre que se propagam por meio de vibrações. O atrito entre as placas tectônicas produz um acúmulo de pressão de energia. Muitas vezes, o atrito é intenso e há liberação repentina de energia, produzindo intensa vibração: trata-se do sismo ou terremoto.
A distância do foco em relação ao local do terremoto e a heterogeneidade litológica das rochas influem na intensidade dos abalos. Os terremotos podem ser classificados em 12 categorias de acordo com o impacto causado.
Quando a vibração ocorre na crosta oceânica acontece o maremoto. Acredita se que uma das causas dos terremotos sejam as elevações construídas pelo homem.
Nas erupções vulcânicas, a rocha derretida ou fundida (o magma) penetra por fissuras (fendas) existentes na crosta terrestre e é expelida pela cratera do vulcão, situada na superfície terrestre. Tudo isso é quase sempre procedido de lançamento de gases e cinzas.
.A atividade vulcânica também pode ocorrer em porções mais distantes das bordas das placas tectônicas, ou seja, em suas partes centrar, onde existem falhas.
ALERTA VERDE COMO ESTÃO OS PAÍSES EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE
A emissão de gases poluentes tem provocado, nas últimas décadas, o fenômeno climático conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
Os efeitos provocados pelo aquecimento global serão a desertificação, derretimento das geleiras dos polos do planeta, migrações em massa de pessoas, problemas na agricultura, epidemias, desastres ambientais e a diminuição da biodiversidade.
Principais gases de efeito estufa Dióxido de Carbono - CO2, Gás Metano - CH4, Óxido Nitroso - N2O, Perfluorcarbonetos, Hexafluoreto de Enxofre - SF6 e Hidrofluorcarbonetos - HFCs
A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou no