VPL e TIR
Curso Superior de Gestão em Segurança Privada
Disciplina Gestão Financeira
Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido:
Aplicações e cálculos
Taxa Interna de Retorno é a taxa necessária para que o valor de um investimento, ou despesas, (em valor presente) se iguale ao valor do retorno (também em valor presente), de determinado fluxo de caixa, fazendo com que o Valor Presente Líquido (VPL) seja zero. Resumidamente, em análise de investimentos, pode ser entendida como a taxa de retorno de um projeto.
O conceito foi proposto por John Maynard Keynes e classifica os projetos de investimento de acordo com a TMA (Taxa Mínima de Atratividade):
Taxa Interna de Retorno maior do que a Taxa Mínima de Atratividade: investimento economicamente atrativo;
Taxa Interna de Retorno igual à Taxa Mínima de Atratividade: investimento economicamente indiferente;
Taxa Interna de Retorno menor do que a Taxa Mínima de Atratividade: investimento não economicamente atrativo, pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno.
Seu valor pode ser calculado pela seguinte equação:
Onde:
Ft=Receitas Líquidas em cada momento “t” do projeto t=Tempo de aplicação do projeto
O Valor Presente Líquido, de modo simplificado, pode ser entendido como o cálculo de quanto os futuros pagamentos, somados a um custo inicial, estariam valendo atualmente. Sua fórmula é capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros, descontados a uma determinada taxa de juros, menos o custo do investimento inicial, como demonstrado a seguir:
Referências: “Wikipédia”, “Desvendando o Cálculo da TIR” – Oscar Fernando Osório Balarine