Vou dar
Postado por D.L às 09:02 8 comentários
1 - CARÁTER ( Característica ) : Termo usado na genética para designar qualquer particularidade de um indivíduo. Assim, por exemplo, a cor dos olhos, a cor da pele, o número de dedos, a altura, o tipo de cabelo, o tipo de sangue, se a pessoa é normal ou daltônica, etc... são caracteres de um organismo. É importante chamar a atenção de que nem sempre as características são visíveis, sendo necessário às vezes, exames especiais para serem detectadas.O tipo de sangue ( sistema ABO ) e o fator Rh se enquadram nesse caso.
TIPOS DE CARACTERES
A - Adquirido : É aquele resultante da ação do meio sobre o indivíduo após o seu nascimento. Não é transmitido para as gerações seguintes.
B - Congênito :É aquele adquirido durante a vida intra-uterina e com o qual o indivíduo já nasce. Geralmente resultante de traumatismo, medicamentos, drogas, doenças infecto-contagiosas (sífilis, rubéola), etc.
C - Hereditário* : É determinado pela ação dos gens, que são transmitidos dos pais para os filhos, através dos gametas.
*Alguns autores consideram o caráter hereditário, também como congênito.
2 - GEN OU GENE : É um segmento da molécula do DNA (exceto em alguns tipos de virus* ) que é responsável pela manifestação final de um caráter hereditário. É a unidade fundamental das características hereditárias. Geralmente, nos cruzamentos, utilizamos letras para representá-los.
* O material genético de alguns vírus é o RNA | Normalmente, um gene é responsável, apenas por um caráter. porém, existem alguns genes que podem influenciar ao mesmo tempo várias características hereditárias. É o fenômeno chamado de pleiotropia . Como exemplo, podemos citar o albinismo , onde a presença de um único gene defeituoso, altera a cor dos olhos, a cor da pele, dos cabelos, etc. |
3 - CROMOSSOMO OU CROMOSSOMA : Os cromossomos são estruturas observadas no núcleo das células, durante a divisão celular, constituídos por DNA e