Julia
É fácil perceber as vantagens do uso de catalisadores. Basta lembrar que outra opção pra aumentar a velocidade de uma reação é o fornecimento de calor, mas isso implica um custo maior. Além disso, o fornecimento de energia térmica aos reagentes pode permitir a ocorrência de várias reações paralelas, que produziriam substâncias indesejáveis.
Um exemplo disso é a produção de margarinas a partir de óleos vegetais: sem o uso de um catalisador, às moléculas de óleo necessitariam de uma temperatura tão alta que sofreriam quebras antes de serem transformadas. As margarinas são obtidas pela adição de hidrogênio (H2) as moléculas de óleo, num processo de catálise heterogênea promovido por metais como níquel, platina e paládio.
Óleo(l) + n H2(g) margarina
Perceba que, nesse caso, não ocorre a formação de um composto intermediário constituído pelo catalisador. Há, apenas, uma interação entre as moléculas gasosas e a superfície do metal através da absorção, que consiste na capacidade que alguns metais apresentam de reter gases na sua superfície. Convém lembrar que, para aumentar a eficiência desses metais, eles devem estar finamente divididos (em pó) para aumentar sua superfície de contato.
A absorção provoca um enfraquecimento da ligação existente entre os átomos de hidrogênio (H – H), permitindo sua quebra em temperaturas mais baixas. Formam-se, então, átomos de H que se liberam do níquel e reagem muito mais facilmente com as moléculas de óleo do que as moléculas de