Voluntariado
Se a prática do voluntariado for, desde cedo, implementada na vida de uma pessoa, refletir-se-á, por conseguinte, num constante enriquecimento individual, uma vez que contata com éticas que potenciarão o crescimento pessoal e o desenvolvimento de atitudes e práticas justas, altruístas e filantrópicas. Será, então, alargado e instituído o sentido de responsabilidade, o espírito de colaboração, o relacionamento interpessoal, assim como amplas competências de comunicação, capacidade de liderança, fomentando-se ainda a cidadania ativa.
É importante sublinhar que o trabalho associado ao voluntariado é merecedor de reconhecimento pelas entidades patronais e cada vez mais valorizado nos currículos profissionais. Assim, se os jovens se preocuparem, desde logo, em enveredarem pelo voluntariado, porque realmente querem e estão vocacionados em fazer algo em prol daqueles que mais precisam, poderão incorporar essa experiência nos seus currículos e, em alguns países, nas suas candidaturas à faculdade.
Nos EUA, para ingressar na faculdade, não basta ter uma média elevada. Os candidatos têm de passar, na sua maioria, por cinco etapas, sendo que uma das fases do processo de seleção leva em consideração as atividades extra-curriculares do candidato. Isto porque as universidades nos Estados Unidos não desejam o tipo de aluno que só frequenta aulas. Querem aquele