Voluntariado
O voluntariado é uma actividade que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral.
Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários.
É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
Então, um voluntario é um indivíduo que de forma livre e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver acções de voluntariado para ajudar indivíduos, famílias e comunidade.
Todos os voluntários terão que estar integrados em organizações promotoras que reúnem condições para os integrar e coordenar as actividades que irão realizar.
Os princípios enquadradores do voluntariado são: a solidariedade, a participação a cooperação, a gratuitidade, a responsabilidade, etc…
Como todas as pessoas da nossa sociedade, os voluntários tem direitos e deveres. Alguns dos seus direitos são: - Desenvolver um trabalho de acordo com os seus conhecimentos e experiencias; - Ter acesso a programas de formação inicial;
-Receber apoio no desempenho do seu trabalho com acompanhamento;
-Ter ambiente de trabalho favorável; -Ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve com acreditação e certificação.
Mas como é claro, terão também deveres que são:
-Respeitar a vida privada e a dignidade da pessoa;
-Respeitar as convicções ideológicas, religiosas e culturais;
-Actuar de forma gratuita e interessada, sem esperar contrapartidas e compensações;
-Contribuir para o desenvolvimento pessoal e integral do destinatário;
-Garantir a regularidade do exercício do trabalho voluntário.
Existem várias instituições de voluntariado que todos nós conhecemos, tais como a AMI, a UNICEF, a Cruz Vermelha, os Bombeiros Voluntários,