VOLUNTARIADO
Voluntariado
Voluntariado é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.
O voluntariado é o conjunto das ações de interesse social e comunitário em que toda atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho.
São fatores determinantes ao ser voluntario: Solidariedade, cidadania, autotransformação, transformação social, desejo de ser útil.
Voluntariado no Brasil
A historia do voluntariado no Brasil iniciou a partir do século XX, tendo uma evolução rápida e notável. Adotando uma postura benevolente e caridosa. Nossa sociedade buscou ser mais politicamente ativo nas soluções.
No Brasil o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
O ano de 2001 foi instituído pela ONU como o Ano Internacional do Voluntariado.
Existe ainda uma definição legal no Brasil (definida na lei 9.608/98), que regulamenta o trabalho voluntario. Essa lei define que para haver voluntariado é necessário que o trabalho não seja remunerado e não haja contrapartida de qualquer espécie ao trabalho realizado, que o voluntario seja pessoa física, que o serviço seja prestado a entidade publica de qualquer natureza ou instituição privada sem fins lucrativos, e que haja termo escrito de adesão, no qual devem constar o objetivo e as condições do trabalho a ser prestado.
Na DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE VOLUNTARIADO, preambulo.
1- Os voluntários, inspirados na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 e na Convenção sobre os direitos da criança de 1989, consideram o seu compromisso como um instrumento de desenvolvimento