Voltarei Minha Aten O Somente Para Os Principados
- “ ... Na verdade, o príncipe natural tem menores razões e menos necessidade de ofender: donde se conclui dever ser mais amado e, se não se faz odiar por desbragados vícios, é lógico e natural seja benquisto de todos...” (Cap. 2) Por ser um príncipe é natural que sua vontade seja ser rei como seu pai, por ele vim com uma certa bagagem no qual o respeito é primordial, concluímos que seu pai sendo amado por todos seria obvio dizer que ele seja benquisto por todos.
-“ ... Foi por essas razões que Luís XII, rei de França, ocupou Milão rapidamente e logo depois o perdeu ... ” (Cap. 3) Quando se é intitulado príncipe ou rei, logo pensamos no poder, e foi pelo poder que Luis XII, ocupou rapidamente o cargo de Rei da França, ele não soube utilizar da força que tinha sobre seu povo, alguns exemplos são, ofender os novos súditos com seus soldados e com outras infinitas injúrias que se lançam sobre a recente conquista.
- “ ... Gera ainda facilidade o fato de, por não possuir outros Estados, ser o príncipe obrigado a vir habitá-lo pessoalmente....” (Cap. 5) Por ser novo, a facilidade de não possuir outros estados contribuiu para que ele governasse e habitá lo pessoalmente.
- “ ... Deve-se considerar não haver coisa mais difícil para cuidar, nem mais duvidosa a conseguir, nem mais perigosa de manejar, que tornar-se chefe e introduzir novas ordens...” (Cap. 6) Realmente, pois introduzir novas regras, num lugar onde já foi governado por outras pessoas totalmente diferentes onde cada chefe tinha seu modo de governar.
-“ ... Aqueles que somente por fortuna se tornam de privados em príncipes, com pouca fadiga