Volpe
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO
Alunos: Aline Oliveira Ilka Oliveira David Soares José Gilberto Disciplina: Administração para Engenharia
Professor: Jônatas Almeida
Caruaru, 14 de Setembro de 2013.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A administração por objetivos (APO) surgiu na década de 1950 com Peter F. Druker, nascido em 1909, de origem austríaca, foi escritor, professor e consultor administrativo, considerado como o pai da administração moderna. A APO surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. Este processo é uma tentativa de alinhar metas pessoais com a estratégia do negócio, por meio do aumento da comunicação e percepções compartilhadas entre a gerência e os subordinados, seja como indivíduos ou como um grupo, pela conciliação do conflito quando este existir.
É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo, a APO dá atenção aos objetivos dos participantes da organização e como estes objetivos se relacionam com os objetivos da organização, como um todo. Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chega, dessa forma, esse tipo de administração torna-se um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar o seu objetivo de lucro e crescimento, sendo um estilo exigente e compensador de administração de empresas.
As metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados. As sete características principais da APO são:
1-Estabelecimento conjunto de objetivo entre o gerente e seus subordinados: A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo