VOLEIBOL
Saque
- Velocidade de Deslocamento, por ocasião das passadas que precedem a impulsão.
- Força Explosiva da musculatura dos membros inferiores, para obter boa impulsão e, com isso, executá-lo com maior alcance.
- Força Explosiva da musculatura dos membros superiores, tendo em vista golpear a bola com maior impacto e, assim, imprimir maior velocidade possível à trajetória da mesma.
- Velocidade dos Movimentos do tronco e dos braços, para golpear a bola com a maior potência possível.
- Flexibilidade de Movimentos da coluna vertebral e dos ombro, propiciam maior amplitude dos movimentos e, consequentemente, contribuem para melhorar a potência do golpe. Toque
- Velocidade de Deslocamento - de todas as maneiras e em diferentes distâncias -, a fim de colocar-se corretamente em relação à bola.
- Força Explosiva da musculatura dos membros inferiores, para obter boa impulsão e, nos levantamentos, executá-lo com maior alcance.
- Força nos músculos das mãos e dos dedos, a fim de suportar o impacto da bola, por ocasião da defesa e recepção do saque "Viagem".
Manchete
- Velocidade de Deslocamento - de todas as maneiras e em diferentes distâncias -, a fim de colocar-se corretamente em relação à bola.
- Força em diferentes angulações de flexão da perna, para executá-la sem perda de equilíbrio, por ocasião da recepção do saque e da defesa.
- Flexibilidade de Movimentos das articulações dos tornozelos, joelhos, coxofemoral e coluna vertebral, para executá-la com máximo equilíbrio.
Deslocamentos
As movimentações no terreno de jogo são classificadas em função do trabalho dos pés.
Elas podem ser utilizadas tanto para a bola, como para uma posição da quadra
“São os deslocamentos utilizados pelo jogador para chegar a bola em condições favoráveis de tempo, espaço e postura que lhe permitam executar determinado fundamento com precisão”.
(Bizzocchi, 2004)
A - OS DESLOCAMENTOS servem para as trocas de posições na