Voleibol
O objetivo do jogo de voleibol é conseguir que a bola, passando pela rede, toque no campo adversário e evitar que ela caia no nosso próprio campo.
Uma partida de voleibol é constituída por sets, ou seja, jogos até uma das equipas atingir os 25 pontos. Mas para que um set termine, é necessário existir uma vantagem de pelo menos dois pontos.
O jogo começa com o serviço, realizado por um jogador de uma das equipas.
O executante pode colocar-se em qualquer ponto da zona de serviço, sem pisar a linha de fundo.
A bola deve ser largada antes de ser batida, devendo também passar a rede. Se, na sua trajetória, a bola tocar na rede, mas passar para o campo adversário, o serviço é valido, no entanto, se o jogador pisar o campo do adversário e tocar na rede e a bola bater no solo do campo contrário o ponto é para a equipa adversária, não para quem bateu o ponto.
Em cada jogada disputa-se um ponto. Este é obtido por cada uma equipa quando a bola toca no solo do campo adversário ou quando o seu adversário comete uma falta ou bate a bola para fora.
Se a minha equipa efetuou o serviço e se perdeu a jogada, perdeu um ponto e consequentemente o serviço, mas se ganhou a jogada, ganhou um ponto e continua a servir.
Se a minha equipa não efetou o serviço, se perdeu a jogada, perdeu um ponto e o adversário continua a servir, mas se ganhou a jogada, ganhou um ponto e em seguida o serviço.
Num jogo de voleibol a bola pode ser tocada e nunca agarrada ou transportada, pode ser jogada com qualquer parte do corpo, um jogador não pode tocar na bola duas vezes seguidas, cada equipa dispõe de um máximo de três toques para devolver a bola para o campo adversário, não é permitido tocar na rede e não é permitido que o jogador passe dois ou um pé para além da linha do meio campo.
As linhas que delimitam o campo fazem parte deste, então, a bola quando bate na linha está dentro e é ponto para a equipa que a lançou, se bater no solo mas para além da linha está fora e é