Voleibol e cinesiologia
Analise do Movimento de ataque no Voleibol
Nesta fase foi trabalhada a articulação Glenoumeral de tal forma que o movimento articular foi o de flexão, onde os músculos atuantes foram o deltóide, redondo maior, peitoral maior. Ainda nesta fase ocorreu o movimento de extensão na articulação do cúbito onde os músculos foram tríceps e ancôneo.
E na articulação da cintura escapular ocorreu o movimento de abdução, onde os músculos atuantes foram o peitoral menor, serrátil anterior e subclávio. Ainda ocorreu o movimento de pronação na articulação rádioulnar onde os músculos foram o pronador redondo e pronador quadrado. E na articulação da mão ocorreu o movimento de abdução e flexão onde os músculos foram flexor longo do polegar, flexor curto do polegar, abdutor longo do polegar e abdutor curto do polegar. E ainda ocorreu o movimento de extensão do punho na articulação Rádio-carpica onde os músculos foram, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor ulnar do carpo e abdutor longo do polegar.
E na articulação da coluna vertebral ouve um movimento de Extensão onde os músculos atuantes são: Interespinhais, intertransversos, multífidos, rotadores, semi-espinhal do pescoço e semi-espinhal do tórax.
Continuando, nos membros inferiores, ocorre o movimento de anteroversão na cintura pélvica. E na articulação do quadril ocorre o movimento flexão onde os músculos atuantes são: Iliopsoas, pectineo, reto da coxa e sartório.
Ainda nesta fase ocorre o movimento de flexão na articulação femurotibial onde os músculos foram Semimembranoso, semitendinoso e bíceps femural.
E em uma cadeia cinética fechada, na articulação tibiotársica (tornozelo e pé), ocorre o movimento de dorsiflexão onde os músculos foram Tibial anterior, peroneal terceiro, extensor longo dos dedos do pé e extensor longo do