CINESIOLOGIA DO VOLEIBOL
Matéria: Cinesiologia
Professor: Fabiana Rabacow
Relatório
Cinesiologia dos movimentos do jogo de voleibol
Acadêmico: Douglas Dias Brito – RA: 6059009685
Campo Grande-MS, 04 de maio de 2015.
CINESIOLOGIA DOS MOVIMENTOS DO JOGO DE VOLEIBOL
Toque de bola por cima: As pernas no (plano sagital) e braços (no plano frontal) estão semiflexionados, com a bola acima da cabeça. O tronco levemente inclinado para frente. Os braços semi-flexionados, posicionando os cotovelos, um pouco acima da altura dos ombros, lateralmente em relação ao tronco. As mãos devem estar com os dedos quase que totalmente estendidos.
Na execução do movimento no instante do toque à bola, todo o corpo participa. O contato será sutil, com a parte interna dos dedos, com uma flexão dos punhos. Os braços e as pernas se estendem para provocar uma transferência do peso do corpo sobre a perna de trás para frente.
Manchete: Na manchete juntamente com a flexão de quadril (plano sagital) as pernas devem estar como no toque, semi-flexionadas afastadas lateralmente na linha da largura dos ombros, os braços estarão estendidos e unidos à frente do corpo (adução) os dedos unidos de uma mão devem estar sobrepostos aos da outra no movimento de ataque à bola, as pernas se estenderão O impacto da bola se dá no antebraço e isso é facilitado com extensão dos punhos, em direção ao solo (plano sagital).
Saque por cima: Os braços estendidos ao longo do corpo. As pernas com afastamento lateral num distanciamento semelhante à largura dos ombros, a bola é lançada com mão dominante, acima da cabeça, ocorre a flexão de punho, flexão de pernas e cotovelo, hiperextensão do ombro e rotação de ombro.
Cortada: Com as pernas flexionadas, ao estendê-las provocará o impulso (salto), com rotação de ombros, flexão de punho e quadril.
Bloqueio: Em pé o jogador se posiciona em semi-flexão dos joelhos, flexão de quadril (plano sagital) e pés paralelos em afastamento lateral à largura