volei
Gabriel Castilho Rodrigues
HISTÓRIA DO VOLEIBOL
LIMEIRA/SP
2013
ESCOLA SESI DE LIMEIRA – CE 005
Gabriel Castilho Rodrigues
HISTÓRIA DO VOLEIBOL
LIMEIRA/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Esse trabalho, em parceria com a educação física e vivências tecnológicas, tem como objetivo ensinar um pouco mais para as pessoas sobre voleibol. Nele irá aparecer curiosidades, modalidades, fundamentos, regras e também um pouco da história desse esporte.
HISTÓRIA DO VOLEIBOL O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras. Conforme algumas pesquisas foi-se concluído que a chegada do vôlei no Brasil tem duas versões. Uma é que o vôlei foi praticado pela primeira vez aqui, em 1915, no Colégio Marista de Recife. A outra é que o vôlei chegou ao Brasil entre 1916 e 1917, por iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, versão brasileira da existente YMCA dos Estados Unidos.
Não se tendo exatamente como o vôlei entrou no país, o que se sabe de fato é que o primeiro clube brasileiro que adotou a modalidade foi o Fluminense. Em 1923, foi o clube das laranjeiras que organizou um torneio aberto para os membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
Trinta anos mais tarde, em 1951, o ginásio do clube