VOIP - Voz sobre IP - Telecom
REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
Voz sobre IP – VoIP
Disciplina: Tópicos Avançados de Telecom.
VoIP - Voz sobre IP
1-Histórico
Existem duas maneiras de construir uma rede de comunicação de dados (transmissão de informações, voz ou imagens): fazendo-se a interligação entre as partes através da comutação de circuitos ou pela comutação de pacotes.
A comutação de circuitos é a normalmente utilizada na rede de telefonia pública. Quando o usuário "A" deseja falar com "B", retira seu telefone do gancho, que está conectado a uma central de comutação, disca o número de "B", que podemos considerar como sendo o "endereço" que identifica o destino da conexão e quando "B" efetua o atendimento da chamada, é iniciada a comunicação entre ambos. Neste caso, a central telefônica da companhia de telefonia realiza a comutação do circuito de "A" com o circuito de "B" até que uma das partes encerre a comunicação. Este tipo de comutação não é eficiente, pois mesmo nos períodos de inatividade da comunicação (por exemplo, quando um dos lados pede um momento e pára de falar), os circuitos continuam conectados ocupando os meios de transmissão e comutação, desperdiçando assim a capacidade do sistema.
A comutação de pacotes é aquela utilizada em rede de dados, como as que interligam os computadores na maioria das empresas e na Internet. Sua principal característica é a de indicar em cada pacote transmitido o endereço do destino, evitando assim o uso de circuitos dedicados e a ocupação do sistema nos períodos de inatividade. Utilizando-se a comutação de pacotes, tem-se um melhor aproveitamento da rede de comunicação, já que a ocupação dos circuitos é otimizada. Neste ponto, temos a Voz sobre IP - VoIP (Voice over Internet Protocol), como uma maneira de aproveitar estas vantagens da comutação de pacotes. Isso é possível, pois em uma conexão de voz, por exemplo, quando um dos lados não está transmitindo (falando), não é