Trabalho VoIP
Disciplina: Comunicação de Dados, Teleprocessamento e Redes.
Professor: MSc. Giovanni F. Sant’Anna
Equipe:
Nome RA.
Introdução
Nos últimos anos, com a convergência das redes de computadores, a tecnologia de transmissão de voz em uma rede IP (VoIP – Voice over Internet Protocol) ganhou força e espalhou-se rapidamente pelas redes de todo o mundo. Com o grande atrativo de utilizar uma única infra-estrutura para tráfego de dados e voz, a tecnologia VoIP pode trazer significativa redução de custos, além de inúmeros valores agregados às centrais telefônicas.
O VoIP
“Voice Over Internet Protocol” ou “Voz sobre IP”
O VoIP não é tão recente quanto se imagina. A história do VoIP começa em Israel, no ano de 1995, quando somente a comunicação entre computadores era possível. Nesse mesmo ano, a empresa Vocaltec Inc. lança no mercado um software que consiste na compressão do sinal de voz, traduz em pacotes de dados e os lança na rede. Este software foi designado para rodar em um PC 486/33 MHz com placa de som, alto-falantes, microfone e modem. Embora a qualidade de som estivesse muito abaixo da telefonia convencional, este esforço representou o primeiro telefone por IP.
Nos primeiros estágios da implementação do VoIP muito se reclamava da qualidade da comunicação (o famoso "picote" e delay na conversação, desconexões e incompatibilidade). Por volta de 1998 o VoIP obteve um progresso considerável. Com o desenvolvimento de Gateways, foi permitida a conexão PC-para-telefone e mais tarde telefone-para-telefone. Algumas organizações começaram a prover aos seus consumidores ligações gratuitas. Cada ligação começava e terminava com anúncios publicitários. Esses serviços somente foram permitidos aos usuários norte-americanos. Os consumidores podiam fazer ligações de longa distância gratuitamente. Esse tipo de modelo era patrocinado por algumas agências publicitárias.
O grande divisor na história ocorreu quando