Trabalho
Matrícula: 20101263
Legislação – VF
Violação de Direitos Autorais
O cantor Latino, 39 anos, ficou famoso na década de 90 com músicas como “Louca” e “Me leva”. Porém, há alguns anos, o cantor vem se sustentando com adaptações de sucessos estrangeiros, e foi acusado inúmeras vezes de plágio. Ele alega que existe um longo processo por trás de seus esforços de regravar hits.
Conhecido como o "Rei do plágio" no Brasil, Latino afirma que suas músicas não são plágios, e que ele apenas faz novas versões para os hits famosos.
A primeira polêmica foi “Festa no Apê”, regravação da música “Dragostea din Tei”, do grupo O-zone. No início do ano, a música Kuduro”, de Lucenzo,foi regravada na versão “Dança Kuduro” por Latino. Assim que lançada, surgiram boatos de que o cantor internacional estaria processando o brasileiro, mas na época sua assessoria negou. Recentemente, o cantor também fez uma versão nacional para o hit "Gangnam Style", do coreano Psy, chamada "Despedida de Solteiro".
Versões ou não, o fato é que muita gente não gosta nada desse hábito do cantor, tambémmal falado pelas suas "versões" brasileiras de canções internacionais. Após inúmeras reclamações de usuários, Latino teve seu canal do Youtube tirado do ar. No lugar ficou um aviso "CantorLatinoOficial teve a conta encerrada por “violação de direitos autorais relacionadas ao material postado pelo usuário" . A mensagem do Site não deixou claro se a medida seria permanente e ainda afirmou que o site de vídeo recebeu "diversas reivindicações de terceiros" sobre o conteúdo no canal. Segundo informações da Veja, na época do lançamento do último "single", Latino teria se defendido por meio de sua conta no Twitter afirmando ter autorização para adaptar as músicas. A informação não foi confirmada nem pelo Google, que não comenta casos isolados, nem pela produtora do cantor, que disse que ainda não ter nenhum posicionamento a respeito do ocorrido.
Muitos músicos se inspiram em