Você concorda com a afirmação de que é preciso escolher adequadamente o contexto de um problema para que as crianças se apropriem das ideias desse campo? Justifique, a partir da leitura do texto.
Atualmente, com essa organização no campo da multiplicação e divisão
(proporcionalidade, Multiplicação comparativa, Configuração retangular e
Combinatória) é possível trabalhar estes conceitos já nos primeiros anos iniciais do
Ensino Fundamental, no qual através destes as crianças possam reconhecer as diferentes estruturas de problemas e os procedimentos para resolução de cada situação, por exemplo: Carla tem 10 batons e sua prima Thais tem o dobro de batons.
Quantos batons tem Thais? Sendo assim, o problema deve ser desafiador e também permitir avanços, para que os alunos sejam capaz de solucionar os problemas de acordo com suas próprias hipóteses. Permitir que as crianças utilizem seus conhecimentos, seja intuitivo ou imaginária; por meio de desenhos, cálculos mentais ou outros recursos, mas ficar atenta quanto a resolução do problema, pois a multiplicação comparativa como no exemplo dado acima pode acontecer do aluno achar que é um simples problema de adição. Para que isto não aconteça devemos sempre levantar questionamentos, fazendo-o refletir.
Portanto Cabe a nós professores sempre estar intermediando o processo de ensino e a aprendizagem, proporcionar a crianças mesmo nas series iniciais uma relação com os as operações básicas que permitirá este na aquisição de novos conceitos e habilidades mais avançadas no qual infelizmente se não for ensinada corretamente prejudicará na vida escolar e até mesmo na sociedade, pois muitos jovens tem dificuldades em realizar uma simples conta de divisão com 2 algarismo