Voce
Guia de instrução
Para Vidraceiros
1
OBJETIVOS
1
–
Capacitar
os
vidraceiros
a
buscar
o
aprimoramento de suas tarefas desempenhadas, a fim de
Melhorar continuamente os resultados da aplicação do vidro temperado na construção civil.
2 – Aplicar ações para a melhoria do atendimento ao cliente visando fornecer-lhes informações técnicas precisas para a aplicação do vidro temperado.
3 – Elaborar projetos conforme normas técnicas para evitar problemas futuros, obter conhecimentos para não desperdiçar materiais.
4 – Ter noções básicas de medição, elaboração de projetos para envio as temperadoras e correta instalação.
2
O VIDRO FLOAT
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. Distingue-se dos outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolador dielétrico e possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica.
A diferença fundamental entre o float (cristal) e o vidro está na qualidade óptica proporcionada pelo processo float.
Embora as matérias-primas sejam as mesmas, o float apresenta um índice de deformação e ondulação de suas superfícies muito inferior ao do vidro fabricado pelo processo convencional.
FIGURA 1 – Componentes do Vidro
A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar na fusão.
Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.
3
O VIDRO TEMPERADO
O
vidro
temperado
passou
por
um
processo
de
aquecimento
(aproximadamente 700º C) seguido de um rápido resfriamento, que o transforma em um material extremamente resistente, conservando suas características de transmissão luminosa, aparência e composição química.
Através da têmpera, é criado no