voce
Concepção e distinção de ética e moral
Para respondermos esta pergunta precisamos entender o que é Ética e Moral. Vamos pensar no seguinte:
Quando um juiz de futebol apita um jogo e durante a partida beneficia um dos clubes participantes. Neste caso ele está cometendo uma falha porque não está sendo imparcial – como deve ser a conduta e ação dos árbitros de futebol. Bem, mas eu pergunto: O juiz está faltando com a ética ou com a moral?
Quando um político desvia verbas que deveriam ser empregadas em benefícios públicos, está sendo antiético? Imoral ou amoral? Ter ou não ter ética! Eis a questão! Ser ou não ser moral eis outra questão!
Saiba Mais: MORAL É UM CONJUNTO DE REGRAS ASSUMIDAS E ACEITAS, LIVRES E CONSCIENTEMENTE PELOS INDIVÍDUOS PARA ORGANIZAÇÃO DE UM GRUPO SOCIAL, SEGUNDO OS VALORES DO BEM E DO MAL.
Você já percebeu que existe um jeito certo de vestir-se, comer ou comportar-se? O que é certo e errado, no entanto, varia de lugar para lugar e tem a ver com o que vamos chamar de moral. Observe estas fotos e isto fará mais sentido!
A moral responde à pergunta: o que devo fazer? Portanto, é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo social ao qual pertencemos). Quando nascemos, este mundo já estava construído e passamos grande parte da nossa vida aprendendo suas regras. Pare agora e observe um pouco as pessoas que estão ao seu redor. Repare no corte de cabelo, nas roupas... Perceba que não é por acaso que homens não usam saias e mulheres não costumam raspar a cabeça. Mas, na verdade, o motivo pelo