Vocabulario
Filosofia Geral
Alienação- Ação de alienar: alienação de uma propriedade. / Perda da razão, loucura: alienação mental. / Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas. // Alienação a título gratuito, doação.
Antítese- Figura de ênfase estilística que consiste em aproximar palavras ou expressões de sentido contrário: punem-se os inocentes e premiam-se os culpados. / Filosofia. Na dialética de Hegel é a segunda proposição de um sistema antinômico (dialético), oposta à primeira (tese): a síntese concilia a tese e a antítese. / O contrário, o oposto: essa decoração é a antítese do bom gosto.Exemplo:sol-chuva/amor-ódio
Antropocentrismo- Filosofia que considera o homem como o centro do universo.
Axiologia- Ciência dos valores. / Filosofia. Teoria dos valores filosóficos, especialmente dos valores morais.
Contingência- Eventualidade, possibilidade de que algo aconteça ou não. Filosofia. Condição de toda coisa existente ser criada, ser condicionada.
Cosmo- Um conjunto bem ordenado; um todo.
Cultura- Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura. / Sociologia Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística. / Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. / Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. / Apuro, elegância: a cultura do estilo. // Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social, e difundidos em seu seio por meio de técnicas industriais. Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados.
Crise-